26/02/2009

Novos pedidos de desculpas de +Williamson


O Santo Papa e meu superior, Bispo Bernard Fellay, pediram que eu reconsiderasse as observações que fiz na televisão sueca quatro meses atrás, pois suas conseqüências foram muito pesadas.

Observando essas conseqüências eu posso dizer verdadeiramente que eu lamento por ter feito tais observações, e que se eu soubesse antemão o dano e a ferida que elas (declarações) gerariam, especialmente à Igreja, mas também aos sobreviventes e aos parentes das vítimas da injustiça sob o Terceiro Reich, eu não as fariam.

Na televisão sueca eu dei somente uma opinião (… " eu acredito" … " eu acredito" …) de um não-historiador, uma opinião formada 20 anos atrás com base na evidência disponibilizada na época e raramente expressada ao público desde então. Entretanto, os eventos das recentes semanas e do conselho de membros da Sociedade de St. Pius X persuadiram-me de minha responsabilidade para muita aflição causada. Á todas as almas que honestamente se escandalizaram com que eu disse perante Deus eu peço desculpas.

Como o Santo Papa disse, cada ato de injusta violência contra um homem fere toda a humanidade.

+Richard Williamson Londres 26 fevereiro 2009

Nenhum comentário: