25/02/2014

---Dom Fellay e a questão Judaica---

Em entrevista á CNS, ao ser indagado sobre a questão Judaica, notemos algumas 'cositas' ditas por Monsenhor Fellay... 

"Não reflete o pensamento dominante da FSSPX ver os Judeus como 'inimigos do Evangelho', que procuram a 'corrupção e ruína dos Cristãos."

"Eu acho que jamais -- em conversa ou sermão algum --tive que falar sobre a questão judaica ", "isso não é um empecilho para nós."

"O anti-semitismo não tem lugar em nossas fileiras"

"[A] Fraternidade São Pio X pode aceitar alguns pontos da *Nostra Aetate".

Fonte:http://www.catholicnews.com/data/stories/cns/1201985.htm

[*Documento do Vaticano II que, dentre outras coisas, absolve os Judeus do Deicício e não os tratam como rejeitados/amaldiçoados por Deus]

Lembrando aos incrédulos que, apesar de Dom Fellay também ter dito coisas verídicas ou aceitáveis na entrevista, esse obviamente não será o meu foco; um assassino não é julgado pelas coisas boas que ele fez em sua vida (i.e aguou plantas e salvou árvores, jogou lixo na lixeira, foi defensor dos animais, etc.), ele é julgado por seu assassinato. O mesmo se dá com Lutero, Calvino e até o diabo. Outra coisa, nenhuma das citações de Dom Fellay postadas aqui permitem ambiguidades (mais de uma interpretação), é bom deixar isso claro.

E por que não terminar citando o Fundador da FSSPX, Dom Marcel Lefebvre e de um de seus bispos, para termos uma noção do que sempre foi o ensinamento da Igreja Católica e da verdadeira FSSPX: Dom Marcel Lefebvre nomeou "os Judeus, os Comunistas e os Maçons" como "inimigos declarados da Igreja" em uma carta de 1985 escrita á João Paulo II.

Dom Bernard Tissier de Mallerais, que se opôs igualmente aos esforços de Dom Fellay na reconciliação com Roma, disse em 1997 que: "os Judeus são os artesãos mais ativos para a vinda do Anticristo."
http://www.catholicnews.com/data/stories/cns/1201985.htm

E ainda há aqueles que não admitem que Dom Fellay, ou a sua neo-FSSPX, sejam perfeitos liberais...



Nenhum comentário: