21/05/2010

Cardeal Pacelli, futuro Papa Pio XII, e seu ingresso na "Ordem Terceira de São Domingos"

























«Os Anais da Ordem dos Pregadores de Novembro-Dezembro últimos publicaram a notícia de que o dia 26 de Dezembro, em que a Igreja Universal comemora a festa do seu protomártir, à I da tarde, no oratório particular da sua residência, Rev.mo Mestre Geral da Ordem deu o hábito da Ordem Terceira de S. Domingos ao Eminentíssimo Cardial Eugenio Pacelli, Secretário de Estado de Sua Santidade, o qual, acto seguido, fez a sua profissão na Ordem.

O Cardial Pacelli, lê-se nos mesmos Anais, é um varão esclarecido, desde a sua juventude, verdadeiramente dominicano de coração, e acrescentam:

«Por sua grande admiração pela doutrina e santidade dos exímios doutores da Ordem, Tomás de Aquino e Alberto Magno, tomou para a sua vida dominicana o nome de ambos, querendo ficar-se chamando «Tomás-Alberto».

Escreve ainda a referida publicação que: «a esta brilhantíssima cerimónia, que fará época nos nossos anais, assistiu pessoalmente tôda a Comunidade da Curia , alegrando-se no Senhor por ter outorgado nestes tempos tanta honra à Ordem de S. Domingos».

E dizem mais que «por este motivo o Rev.mo Mestre Geral, comovido pela alegia que lhe embargava a voz, pronunciou brilhantíssima alocução apropriada às circunstâncis.»

«Terminada a cerimónia – concluem o Anais – o Eministentísimo Cadial abraçou com doce e entranhado afecto a cada um dos religosos presentes, como já pertencendo à sua família».

Por nossa parte associamo-nos à alegria do Revº Mestre Geral e dos assistentes a esta cerimónia, congratulando-nos pelo notável acontecimento.

in «Flores de S. Domingos», Ano II, Maio de 1936

Estudo sobre a Ordem dos Pregadores

Um comentário:

Angelo Miguel disse...

Gostaria muito de divulgar seu blog maravilhoso. Meu blog é http://irmandadedosblogscatolicos.blogspot.com
Por favor, visite e me autorize fazer a divulgação.
Angelo Miguel